Template com botões

Modificado em Fri, 19 May 2023 na (o) 11:51 AM

Objetivo:


Este artigo visa descrever um template de botão, para que serve e quais as informações essenciais para solicitar a submissão para a análise do WhatsApp/Meta.


Descrição


Os templates de botões facilitam as respostas dos clientes e potencializam o engajamento!


Botões de resposta rápida e ações, permitem que seus clientes possam clicar para responder, assim minimizando a possibilidade de seguir uma ação não mapeada!


Ao invés de exigir do cliente uma resposta, tipo "C" ou "1", ou qualquer outro texto sem formatação, você define a resposta esperada do cliente em um modelo de mensagem interativa, por meio dos botões. 


Quando um botão de resposta é pressionado, o bot executa alguma ação conforme for configurada. 

Existem várias possibilidades de ações que podem ser utilizadas em resposta ao clique de um botão:


  • Envio de textos informativos;
  • Envio de arquivos, como, por exemplo, imagens, vídeos, áudios ou documentos;
  • Realizar uma ação de transferência do atendimento para um time;
  • Encaminhar o cliente para seguir um fluxo de atendimento.


Enfim, existem muitas possibilidades de ações configuráveis que podem direcionar o cliente ao clicar em um botão!


Informações necessárias para criar um template de botão:


  • Nome: ( Utilizado para identificar e localizar o template para o envio )
  • Texto: ( Conteúdo do modelo da mensagem )
  • Origem: ( Número ao qual vai vincular esse modelo )


No corpo do texto é possível inserir variáveis para personalizar o contato no momento do envio.

Exemplo de variável: {{nome_operador}}.


Botões:


  • O nome dos botões que serão exibidos aos clientes. 
  • E a ação que cada botão irá seguir ao ser clicado.


Você pode solicitar cadastro de até 3 botões.

Os canais WhatsApp e Facebook possuem limite de 20 caracteres no nome dos botões.

O nome dos botões não pode ser alterado, mas as ações por trás dos botões, sim!



Exemplo de template com botões.



Link no botão:


Você pode criar um botão utilizando uma URL estática que permite o direcionamento automático ao link da página contido no botão.


Exemplo de template com link no botão.

 


Importante:


  • O envio do template de botão é válido apenas para o envio em lote
  • Caso tente enviar esse tipo de template pela opção "Adicionar Contato" ou "Recontato", os botões não vão acionar as habilidades configuradas quando o cliente clicar, pois o bot foi desabilitado, isto significa que o bot não irá interagir na conversa, ficando sem ação.

Isso ocorre, pois no momento em que é enviado o template, ocorre a mesma ação do operador enviando a mensagem de primeiro contato ao cliente.

  • Os templates podem conter apenas um tipo de botão sendo URL, e atualmente as URLs são estáticas no template (Pré-colocadas no template durante a criação), em breve trabalharemos na solução para URLs dinâmicas (Que podem ser alteradas no momento do envio)



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