Objetivo:
Este artigo, visa demonstrar o cadastro de templates simples.
Descrição:
A tela de Templates Cadastrados permite criar mensagens padronizadas que podem ser utilizadas em conversas iniciadas pela empresa através da plataforma Meta (WhatsApp Business API).
Esses templates são necessários porque, segundo as políticas da Meta, somente mensagens previamente aprovadas podem ser enviadas aos clientes fora da janela de 24 horas de atendimento.
Com isso, você garante conformidade com as regras da Meta, além de agilidade, padronização e segurança na comunicação com os clientes.
O cadastro de templates está disponível em: Gerencial > Config. de canais > WhatsApp.
Por padrão, essa tela fica disponível apenas para usuários com perfil de administrador.
No entanto, se necessário, é possível habilitá-la também para usuários com perfil de supervisor — basta abrir um ticket solicitando essa liberação.
É importante destacar que a permissão é aplicada por perfil, ou seja, não é possível habilitar apenas para usuários específicos.
A alteração será válida para todos os usuários que compartilham o mesmo tipo de perfil.
Cadastrando Template:
Para cadastrar um novo template, clique no botão “Solicitar novo template”.
Ao cadastrar, você poderá definir o nome do template, selecionar o idioma, configurar o conteúdo da mensagem e, se desejar, incluir variáveis para personalizar a comunicação com seus clientes.
Assista ao vídeo a seguir e veja como é simples e rápido criar seus próprios templates!
>> vídeo sem áudio <<
Após o envio do template para análise, o processo pode levar até 24 horas para ser concluído. No entanto, o retorno da Meta geralmente é mais rápido.
* Até que o template seja aprovado pela Meta, ele será exibido como "Em Análise" na lista de templates cadastrados.
Configurações Adicionais:
Além da mensagem e variáveis, você pode ajustar as configurações adicionais do template para deixar suas mensagens mais completas e personalizadas:
Arquivo: defina o formato que será utilizado e adicione um arquivo modelo como referência.
Botões: configure botões que facilitem o engajamento e tornem a experiência do cliente mais prática e dinâmica.
Permissões: defina se pode ser encaminhada pela tela de conversas e se o bot deve interagir.

Essas opções permitem adaptar a comunicação ao estilo da sua marca e criar experiências mais próximas e relevantes para seus clientes.
Confira a seguir as configurações adicionais e veja como deixar seus templates ainda mais completos e personalizados!
⧉ Acessar mais detalhes! ⧉
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo