Gestão de Templates

Modificado em Qua, 30 Jul na (o) 11:11 AM

Objetivo:


Este artigo visa apresentar a tela de templates e demonstrar como solicitar novos templates.



Descrição:


Aprenda de maneira simples e fácil como usar essa ferramenta incrível para criar e gerenciar seus conteúdos. 


Vou te mostrar passo a passo como navegar pela tela, encontrar seus templates aprovados e como criar novos templates do zero e personalizá-los do jeito que você precisa.


  • Conheça a Tela de Templates.


Confira o vídeo a seguir para conhecer todas as funcionalidades da tela de templates. Este passo a passo ajudará você a tirar o máximo proveito da ferramenta.


>> Vídeo com Áudio e Legenda <<



  • Cadastre Novos Templates.


Confira o vídeo a seguir para conhecer todos os passos da criação de templates.
Nele, você conhecerá cada funcionalidade da tela, aprendendo como criar, personalizar e visualizar seus templates antes de enviá-los para análise.


>> Vídeo com Áudio e Legenda <<



Após o envio do template para análise, o processo pode levar até 24 horas para ser concluído. No entanto, o retorno da Meta geralmente é mais rápido.

* Até que o template seja aprovado pela Meta, ele será exibido como "Em Análise" na lista de templates cadastrados. 



 Formato das Variáveis 


Utilizar as variáveis no formato correto é crucial para garantir que a Meta reconheça os campos como personalizáveis. Se as variáveis forem enviadas em formato incorreto, a Meta não reconhecerá os campos e você precisará refazer o template.


Para garantir o formato correto do seu template, siga esta diretriz:

 

✅ Use variáveis no formato correto: sempre entre chaves duplas e letras minusculas, como nos exemplos a seguir: {{nome}} ou {{nome_cliente_1}}



 Evite Templates Rejeitados 


A Meta possui políticas específicas para a aprovação de templates. Para garantir que seus templates sejam aprovados, é importante seguir algumas recomendações.
Então, seguindo essas recomendações e boas práticas, você terá facilidade em aprovar seus templates.


Abaixo, listamos os motivos mais comuns que levam à rejeição do seu modelo.


❌ Apenas Variáveis
O modelo de mensagem não pode ter apenas variáveis, é necessário ter mais texto na mensagem do que variáveis no modelo. 

❌ Não exceda o número de variáveis em relação ao tamanho do texto: 

Mantenha o equilíbrio para não comprometer a aprovação.

❌ Não use variáveis com formato inválido. 
Não utilize apenas números {{1}}, variáveis vazias {{}}, com acentos {{horário}}, espaços em branco {{Nome Cliente}} ou caracteres especiais {{#@$}}.


Palavras bloqueadas como nome de variável. 

Não use “DDD”, “DDI” ou “telefone” como nome de variáveis. Essas palavras são usadas como padrão nas planilhas de envio em lote da plataforma Ubots Desk.
Caso precise de alguma varável com estes nomes, recomendo utilizar complementos, como, por exemplo: {{telefone_2}} ou {{numero_telefone}}


Quebras de linha consecutivas. 

Não são permitidas mais de 1 quebra de linha seguida no conteúdo. 

Mantenha o texto bem distribuído e evite espaços excessivos.


Variável repetida. 

Cada variável usada no template deve ter um nome único.


Botões com variáveis e emojis. 

Nomes de botões não podem conter variáveis e nem emojis.

Formatação de texto nos botões. 

Botões não podem conter formatações como, negrito, itálico e sublinhado.
Utilize apenas texto simples.


Links do WhatsApp em botões. 

Não é permitido inserir links que direcionem para outro número de WhatsApp nos botões.
Apenas links para páginas e sites são permitidos.


Emojis em excesso. 

É permitido usar no máximo 10 emojis por template (somando todo o conteúdo).


Apenas anexo. 

Em todos os templates, é necessário incluir uma mensagem de texto.
O anexo, que pode ser um vídeo, PDF ou imagem, funciona como o "cabeçalho" da mensagem.


Envio de Áudios. 

Não é possível incluir áudios diretamente no corpo do modelo ou como anexos do template.


 Edição de Template. 

Após cadastrado, o template não pode ser editado. Para qualquer ajuste necessário no modelo, seja uma vírgula, quebra de texto, formatação ou acento, é necessário criar um novo template e excluir o antigo.



Então, ao tentar cadastrar um template, se a plataforma identificar qualquer um dos cenários inválidos, o erro será exibido logo abaixo da caixa de mensagem.


⚠️ Enquanto houver pendências, o sistema não permitirá avançar com o cadastro.


Para seguir, é necessário corrigir os pontos indicados. Assim que os ajustes forem feitos, você conseguirá prosseguir normalmente com o envio do template para a análise da Meta.



 Exclusão de Templates 


Gerencie seus templates com mais praticidade! 

Você tem autonomia total para excluir templates diretamente pela plataforma, sem a necessidade de abrir tickets ou esperar por suporte.


Basta clicar no ícone da lixeira, localizado na lateral direita.



Mas fique tranquilo, antes de qualquer exclusão, uma mensagem de confirmação será exibida para garantir que nada seja apagado por engano.




Além disso, a exclusão é totalmente integrada com a Meta! 

Ao remover um template na nossa plataforma, ele será automaticamente deletado na Meta, tudo de forma rápida e sincronizada.



Importante


Os nomes dos templates excluídos, ficam indisponíveis para o uso, por 30 dias, então, para evitar erro na criação dos novos templates, utilize novos nomes e que sejam exclusivos.



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 Configuração de canais > WhatsApp  

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