Objetivo:
Este artigo visa apresentar a tela de templates e demonstrar como solicitar novos templates.
Descrição:
Aprenda de maneira simples e fácil como usar essa ferramenta incrível para criar e gerenciar seus conteúdos.
Vou te mostrar passo a passo como navegar pela tela, encontrar seus templates aprovados e como criar novos templates do zero e personaliza-los do jeito que você precisa.
Conheça a Tela de Templates.
Confira o vídeo a seguir para conhecer todas as funcionalidades da tela de templates. Este passo a passo ajudará você a tirar o máximo proveito da ferramenta.
>> Vídeo com Áudio e Legenda <<
Cadastre Novos Templates.
Confira o vídeo a seguir para conhecer todos os passos da criação de templates.
Nele, você conhecerá cada funcionalidade da tela, aprendendo como criar, personalizar e visualizar seus templates antes de enviá-los para análise.
>> Vídeo com Áudio e Legenda <<
Após o envio do template para análise, o processo pode levar até 24 horas para ser concluído. No entanto, o retorno da Meta geralmente é mais curto.
* Assim que o template for aprovado, ele será listado entre os templates cadastrados.
✘ Evite Templates Rejeitados ✘
A Meta possui políticas específicas para a aprovação de templates. Para garantir que seus templates sejam aprovados, é importante seguir algumas recomendações.
Então, seguindo essas recomendações e boas práticas, você terá facilidade em aprovar seus templates.
Abaixo, listamos os motivos mais comuns que levam à rejeição do seu modelo.
Apenas Variáveis:
O modelo de mensagem não pode ter apenas variáveis, é necessário ter mais texto do que variáveis no modelo.
☒ Rejeitado: "{{nome_cliente}} {{assunto}}."
☑ Aprovado: "Olá {{variavel}}, tudo bem? Qual o melhor horário para conversarmos?"Variável no Início ou Fim:
Não inicialize ou finalize a mensagem do seu template com variáveis.☒ Rejeitado: "{{nome_cliente}}, podemos conversar sobre {{assunto}}"
☑ Aprovado: "Olá {{nome_cliente}}, podemos conversar sobre {{assunto}}. Obrigada."Variáveis em Sequência:
Não use variáveis lado a lado em sequência:☒ Rejeitado: "Olá, aguardamos você em {{data}} {{hora}}, para nossa reunião."
☑ Aprovado: "Olá, aguardamos você em {{data}} no horário {{hora}}, para nossa reunião."Links Encurtados:
Evite utilizar links encurtados no conteúdo ou botões do seu template:
☒ Rejeitado: bit.ly e tinyurl.
☑ Aprovado: https://ubots.com.br/Anexos:
Em todos os templates, é necessário incluir uma mensagem de texto.
O anexo, que pode ser um vídeo, PDF ou imagem, funciona como o "cabeçalho" da mensagem.Edição de Template:
Após cadastrado, o template não pode ser editado. Para qualquer ajuste necessário no modelo, seja uma vírgula, quebra de texto, formatação ou acento, é necessário criar um novo template.Conteúdo igual:
Templates com conteúdo duplicado, ou seja, exatamente igual, podem ser rejeitados pela Meta.Nome igual:
Templates com o mesmo nome, não serão aceitos.
Cadastre novos templates com nomes diferentes, adicionando numerações no início ou ao final, se necessário, para diferenciá-los.
Exemplo: "Mensagem de aniversário 2" ou "03 Mensagem de Aniversário"Envio de Áudios:
Não é possível incluir áudios diretamente no corpo do modelo ou nos anexos do template.
Para isso, utilize um template com botões.
✔ Formato das Variáveis ✔
Utilizar as variáveis no formato correto é crucial para garantir que a Meta reconheça os campos como personalizáveis. Se as variáveis forem enviadas em formato incorreto, a Meta não reconhecerá os campos e você precisará refazer o template.
Para garantir o formato correto do seu template, siga estas diretrizes:
Formato correto: entre chaves duplas {{variavel}}
Utilize letras minúsculas;
Não deixe espaço em branco: sendo necessário utilizar um travessão para separar as palavras.
Ex: {{nome_cliente}}Não use acentos nas variáveis.
Não use caracteres especiais nas variáveis {{$#!}}.
Não use variáveis vazias {{}}, elas devem conter números inteiros {{1}} ou nomes {{nome_atendente}}.
Não use o mesmo nome em 2 variáveis diferentes "{{nome}} e {{nome}}" no seu template, se cadastrar desta forma, a Meta vai interpretar que é apenas uma variável e pode gerar falha no envio do template.
>> Política do WhatsApp Business <<
✘ Exclusão de Templates ✘ ㋡
Gerencie seus templates com mais praticidade!
Você tem autonomia total para excluir templates diretamente pela plataforma, sem a necessidade de abrir tickets ou esperar por suporte.
Basta clicar no ícone da lixeira, localizado na lateral direita.
Mas não se preocupe, antes de qualquer exclusão, uma mensagem de confirmação será exibida para garantir que nada seja apagado por engano.
Além disso, a exclusão é totalmente integrada com a Meta!
Ao remover um template na nossa plataforma, ele será automaticamente deletado na Meta, tudo de forma rápida e sincronizada.
Importante:
Os nomes dos templates excluidos, ficam indisponiveis para o uso, por 30 dias, então, para evitar erro na criação dos novos templates, utilize nomes exclusivos.
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