Objetivo:
Este artigo visa demonstrar o componente Lista de Botões, usado na criação e edição de bots mostrando de forma simples e prática, como utiliza-lo.
Descrição:
O componente de ação "Lista de Botões" permite adicionar uma mensagem acompanhada de um menu de opções, tornando a interação mais intuitiva e fluida.
Com esse componente, o usuário é guiado de forma clara, proporcionando uma experiência mais envolvente e dinâmica. Além de otimizar a comunicação, ele agiliza as respostas, garantindo um fluxo conversacional mais eficiente.
Conforme o exemplo abaixo, você pode definir uma mensagem contendo um botão de opções.
Quando clica em "Ver opções", abre uma lista de alternativas, onde o cliente pode selecionar uma das opções listadas, para seguir no fluxo.
Importante: Este componente é exclusivo para o WhatsApp, não sendo possivel utiliza-lo em outros canais.
Incluindo o componente lista de botões:
Para utilizar o componente você deve editar ou criar uma nova habilidade em "Chatbots > Habilidades".
Na habilidade onde deseja incluir este componente, você deve clicar no ✚ que fica ao lado no nome do bot, na parte superior a direita.
Então você seleciona a opção "Lista de Botões", que o componente será adicionado no campo de ações desta habilidade:
Configurando o componente:
A configuração desse componente é rápida e intuitiva: basta inserir a mensagem inicial do menu, adicionar o nome dos botões e da seção e selecionar qual ação o botão vai executar.
Confira abaixo mais detalhes sobre os campos disponíveis nesse componente:
1️⃣ Mensagem inicial:
Assim como o componente de Texto, você pode inserir ou editar textos personalizados e emojis, tornando a comunicação mais cativante.
Além disso, é possível utilizar variáveis salvas no fluxo para personalizar o conteúdo de forma dinâmica. Por exemplo, ao inserir “${nome}”, o bot exibirá o nome real armazenado, como “João” ou qualquer outro valor correspondente, tornando a interação mais personalizada e eficiente.
2️⃣ Título do botão que apresenta a lista de botões:
Esse é o nome do botão que será exibido. Ao clicar, será exibida todas as opções disponíveis para o cliente selecionar a que se enquadra no motivo do seu contato.
3️⃣ Adicionar Seção:
Você pode criar até 3 seções, cada uma com até 10 botões. Se precisar de mais botões, basta adicionar novas seções!
4️⃣ Título da Seção:
Este é o nome que aparecerá no topo do seu menu de opções no WhatsApp. Use até 24 caracteres para que seus clientes vejam o título completo!
5️⃣ Nome do Botão:
Aqui é adicionado o nome de cada opção que é exibida para os clientes. Podendo definir esses nomes em até 24 caracteres.
6️⃣ Descrição do Botão:
Adicione mais informações sobre o que o botão faz aqui! Se o título com 24 caracteres não for suficiente, este é o lugar ideal para explicar melhor.
* Esse não é um campo de preenchimento obrigatório.
7️⃣ Tipo de Ação:
A ação neste campo é fixa e serve para acionar a próxima habilidade do fluxo.
Para cada botão, indique a ação desejada, preferencialmente selecionando uma habilidade já existente. Se a habilidade especificada ainda não existir, ela será criada automaticamente como "vazia". Nesse caso, será necessário acessá-la para configurar as ações e garantir seu funcionamento correto.
Importante: Botões diferentes não podem ser vinculados à mesma habilidade já utilizada em outro botão, neste componente.
8️⃣ Adicionar Botão:
Você pode adicionar mais botões nessa lista, podendo dicionar até 10 botões para direcionar o usuário, oferecendo mais opções de navegação e interação no fluxo.
9️⃣ Remover Seção:
Se você adicionou seções extras para incluir mais botões, mas agora deseja remover uma delas, basta você clicar neste botão que a seção será removida.
Para uma experiência mais fluida e intuitiva para o usuário, recomendamos manter apenas uma lista por habilidade que utilizar este componente.
Formatação de mensagens:
Nossa plataforma utiliza o Markdown, uma linguagem de formatação de textos amplamente usada, garantindo consistência e facilidade de comunicação em todos os nossos canais.
Para saber como utilizar, confira os detalhes no artigo:
- Formatação de texto: Markdown
Concluindo a configuração:
Depois de fazer os ajustes nas habilidades, é só salvar e publicar o bot. Então, as alterações serão aplicadas imediatamente no fluxo de atendimento aos clientes.
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