Componente: Texto com Botão

Modificado em Sex, 24 Jan na (o) 12:53 PM

Objetivo


Este artigo apresenta o componente de Texto com Botões usado na criação de bots e mostra, de forma simples e prática, como utilizá-lo.



Descrição:


O componente Texto com Botões é uma solução prática e intuitiva para criar menus de opções, proporcionando uma navegação simples e fluida para o usuário. 


Com ele, você pode adicionar uma mensagem com até 3 botões personalizados, facilitando a interação e guiando o usuário de forma clara e eficiente. 

Esse componente torna a experiência mais envolvente e direta, promovendo uma comunicação ágil e sem complicações.



Se for necessário utilizar mais de 3 botões no canal WhatsApp, o componente Lista de Botões é a solução ideal.

Com ele, é possível inserir até 10 botões, oferecendo uma solução prática e organizada para ampliar as escolhas disponíveis ao cliente.



Incluindo o componente de texto com botão:


Para utilizar o componente você deve editar ou criar uma nova habilidade em "Chatbots > Habilidades".

Na habilidade onde deseja incluir este componente, você deve clicar no   que fica ao lado no nome do bot, na parte superior a direita.


Então você seleciona a opção "Texto com Botão", que o componente será adicionado no campo de ações desta habilidade:



Observação: Este componente é compativel com todos os canais de atendimento que temos disponiveis atualmente.


Configurando o componente:


A configuração desse componente é rápida e intuitiva: basta inserir a mensagem inicial do menu, adicionar o nome dos botões, selecionar qual ação o botão vai executar e salvar as alterações.



Confira abaixo mais detalhes sobre os campos disponíveis nesse componente:


  • 1️⃣ Resposta de Texto:


Assim como o componente de Texto, você pode inserir ou editar textos personalizados e emojis, tornando a comunicação mais cativante.


Além disso, é possível utilizar variáveis salvas no fluxo para personalizar o conteúdo de forma dinâmica. Por exemplo, ao inserir “${nome}”, o bot exibirá o nome real armazenado, como “Maria” ou qualquer outro valor correspondente, tornando a interação mais personalizada e eficiente.


  • 2️⃣ Uso de Emojis: 


Você pode adicionar emojis ao seu texto de forma simples e prática! 

Basta clicar no ícone de Emojis, localizado à direita da caixa "Resposta de texto".


Assim, suas mensagens ficam ainda mais expressivas e personalizadas!


  • 3️⃣ Adicionar Nova Resposta: 


Após escrever sua mensagem, clique no ícone adicionar nova resposta (), destacado em amarelo, localizado à direita do campo Resposta de texto. Isso garante que a mensagem seja incluída no repertório de respostas do componente.


Vale lembrar que o componente Texto com Botão pode conter várias mensagens cadastradas, mas o bot enviará apenas uma delas por vez, selecionada de forma aleatória, garantindo chances iguais para cada opção. Você também pode editar as mensagens ou removê-las conforme necessário.


Se você deseja que o bot envie mais de uma mensagem consecutiva, pode adicionar componentes de Texto adicionais, criando uma sequência fluida e personalizada na conversa.


  • 4️⃣ Campo de Botões: 


Os botões 1, 2 e 3 exibem os nomes dos botões que estarão visiveis ao cliente. Não é necessário preencher todos os três botões, mas pelo menos um deve ser preenchido.



  • 5️⃣ Tipo:


Selecione o tipo de ação que os botões deverão executar:


Acionar habilidade: ativa a próxima habilidade do fluxo, preferencialmente selecionando uma habilidade já existente. Caso a habilidade especificada ainda não exista, ela será criada automaticamente como "vazia". Depois disso, será necessário acessá-la para configurar as ações desejadas e assegurar o funcionamento correto.

Link/URL: direciona o cliente para um link externo.  Importante ressaltar que não é possivel utilizar esta ação no whatsapp. No entanto, ela funciona normalmente em outros canais, como mobile ou webchat.

Implementação via código: era uma ferramenta usada para criar bots diretamente via código, facilitando o trabalho dos desenvolvedores. Com a introdução dos componentes de edição, mais intuitivos e acessíveis, essa abordagem deixou de ser utilizada.



  • 6️⃣ Alertas: 


Aqui você encontra algumas observações sobre a compatibilidade deste componente em alguns canais, como por exemplo, no WhatsApp e Facebook:


◦ No WhatsApp e Facebook, os botões podem ter até 20 caracteres, em seu nome.

◦ No WhatsApp, o redirecionamento por links externos não está disponível.

◦ Cada botão deve acionar uma habilidade diferente, pois a Meta interpreta a duplicidade como uma inconsistência.



  • 7️⃣ Intervalo Entre Mensagens:  


O intervalo entre as mensagens é configurado para 2 segundos por padrão, o que já proporciona uma experiência fluida e dinâmica. Não é necessário fazer ajustes, pois essa configuração atende as necessidades de fluxo em geral.


Lembre-se: para garantir que as mensagens sejam enviadas na ordem correta no WhatsApp, evite intervalos menores que 1 segundo.



Formatação de mensagens:


Nossa plataforma utiliza o Markdown, uma linguagem de formatação de textos amplamente usada, garantindo consistência e facilidade de comunicação em todos os nossos canais.


Para saber como utilizar, confira os detalhes no artigo:




Concluindo a configuração:


Depois de fazer os ajustes nas habilidades, é só salvar e publicar o bot. Então, as alterações serão aplicadas imediatamente no fluxo de atendimento aos clientes.



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