Objetivo:
Este artigo apresenta as principais orientações para aumentar as chances de aprovação dos seus templates pela Meta.
Descrição:
A Meta possui diretrizes específicas que orientam a criação e o envio de templates, garantindo que as mensagens sigam padrões de qualidade e boas práticas de comunicação entre empresas e clientes.
Seguir essas orientações é fundamental para aumentar as chances de aprovação dos seus templates, evitando recusas e retrabalhos desnecessários.
Ao aplicar corretamente essas regras, você assegura que suas mensagens estejam alinhadas às políticas da plataforma e transmitam clareza, relevância e profissionalismo.
Além de contribuir para uma análise mais ágil e assertiva por parte da Meta, essas boas práticas também fortalecem a experiência de comunicação com o cliente, tornando o processo mais fluido e confiável.
Validação inteligente de conteúdo do template:
Visando tornar a análise dos templates mais simples e garantir maiores chances de aprovação, desenvolvemos uma validação automática que identifica as causas mais comuns de rejeição de templates pela Meta.
Essa funcionalidade é exibida durante o cadastro do template, logo abaixo da "Configurações da mensagem".
Ela orienta sobre os ajustes necessários, garantindo que o conteúdo esteja em conformidade com as diretrizes de aprovação da Meta.
Então, ao tentar cadastrar um template, caso a plataforma identifique algum cenário inválido, o erro será exibido logo abaixo da caixa de mensagem.
A imagem a seguir ilustra alguns possíveis erros que podem encontrar.
⚠️ Enquanto houver pendências, o sistema não permitirá avançar com o cadastro.
Após ajustar os pontos indicados, se houver.
A validação inteligente deve apontar que nenhum erro foi encontrado, para você poder avançar com o cadastro.
Com o modelo em conformidade com as diretrizes, o botão "Próximo" estará liberado e ele seguirá normalmente para a tela de revisão do template para encaminhar para a análise da Meta.
Essa etapa de verificação preventiva evita retrabalho e contribui para que o processo de aprovação ocorra de forma mais ágil e eficiente.
A seguir, confira mais detalhes sobre os tipos de cenários que a validação inteligente analisa.
Motivos comuns que levam a rejeição do template ✘
Abaixo, listamos os motivos mais comuns que podem levar à rejeição de um template pela Meta.
❌ Apenas variáveis:
O modelo de mensagem não pode ter apenas variáveis, é necessário ter mais texto na mensagem do que variáveis no modelo.
❌ Variáveis no início ou fim:
O modelo de mensagem não pode iniciar ou terminar com variáveis, é necessário inserir uma saudação e conclusão no modelo.
❌ Não exceda o número de variáveis em relação ao tamanho do texto:
Mantenha o equilíbrio para não comprometer a aprovação.
❌ Quebras de linha consecutivas.
Não são permitidas mais de 1 quebra de linha seguida no conteúdo.
Mantenha o texto bem distribuído e evite espaços excessivos.
❌ Variável repetida.
Cada variável usada no template deve ter um nome único.
❌ Emojis em excesso.
É permitido usar no máximo 10 emojis por template (somando todo o conteúdo).
❌ Apenas anexo.
Em todos os templates, é necessário incluir uma mensagem de texto.
O anexo, que pode ser um vídeo, PDF ou imagem, funciona como o "cabeçalho" da mensagem.
❌ Botões com variáveis e emojis.
Nomes de botões não podem conter variáveis e nem emojis.
❌ Formatação de texto nos botões.
Botões não podem conter formatações como, negrito, itálico e sublinhado.
Utilize apenas texto simples.
❌ Links do WhatsApp em botões.
Não é permitido inserir links que direcionem para outro número de WhatsApp nos botões.
Apenas links para páginas e sites são permitidos.
❌ Variáveis com formato inválido.
Não utilize apenas números {{1}}, variáveis vazias {{}}, com acentos {{horário}}, espaços em branco {{Nome Cliente}} ou caracteres especiais {{#@$}}.
✅ Use variáveis no formato correto: sempre entre chaves duplas e letras minusculas, como nos exemplos a seguir:
{{nome}} ou {{nome_cliente}} ou {{nome_cliente_1}}
⊘ Palavras bloqueadas como variável ⊘
Além de garantir o formato certo, é importante lembrar que tem algumas palavras que não podem ser usadas como variáveis.
Não use “DDD”, “DDI” ou “telefone” como nome de variáveis.
Essas palavras são usadas como padrão nas planilhas de envio em lote realizado pela tela de campanhas da plataforma Ubots Desk.
Caso precise de alguma varável com estes nomes, recomendo utilizar complementos, como, por exemplo: {{telefone_2}} ou {{numero_telefone}}
Conclusão
Com a Validação Inteligente, você tem a tranquilidade de saber que seus templates estão corretos e alinhados às diretrizes, aumentando as chances de aprovação e evitando retrabalhos.
Essa ferramenta não apenas simplifica o processo, mas também valoriza o seu tempo e esforço, garantindo resultados consistentes e de qualidade. Coloque em prática e experimente a diferença: criar templates claros, corretos e prontos para aprovação nunca foi tão simples!
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