Objetivo:
Este artigo visa orientar sobre como agir ao identificar que dois bots estão interagindo entre si de forma contínua em uma mesma conversa.
Descrição:
Em alguns atendimentos, você pode se deparar com situações em que o cliente também utiliza um sistema automatizado de respostas — ou seja, um bot ativo do outro lado da conversa.
Quando enviamos uma mensagem ou template para esse tipo de contato, especialmente em canais como o WhatsApp, é possível que o bot do cliente interprete essa ação como um gatilho para iniciar um fluxo automático de respostas.
O resultado disso pode ser um ciclo de interações automáticas entre os dois bots, que pode se repetir indefinidamente caso não haja uma intervenção.
Este artigo orienta como lidar com esse tipo de cenário de forma prática e eficaz, garantindo o encerramento adequado da conversa e evitando que a interação se prolongue desnecessariamente.
Como evitar o loop infinito de interações?
Quando esse tipo de cenário for identificado, a ação mais eficaz é o próprio atendente enviar uma mensagem manual diretamente na conversa. Essa simples atitude desativa imediatamente o nosso bot, interrompendo sua atuação no atendimento.
A partir dessa intervenção, o esperado é que, com o tempo, o bot do cliente também pare de responder, encerrando naturalmente a troca automática de mensagens.
Para evitar esse comportamento, recomendamos um ajuste simples, mas eficaz: desabilite temporariamente o envio da pesquisa de satisfação apenas no momento do encerramento do protocolo. A desativação deve durar apenas alguns segundos e, em seguida, após a finalização do protocolo, pode ser reabilitada normalmente.
Tem como evitar que o ciclo comece?
Atualmente, ainda não há uma solução automática capaz de identificar e interromper esse tipo de interação em ciclo entre bots. Como não temos controle sobre o funcionamento do bot do lado dos clientes, a prevenção desse comportamento fica restrita.
Por isso, a melhor alternativa neste cenário é a intervenção manual de um atendente.
Seguimos atentos a esse tipo de situação e, sempre que houver avanços que possibilitem um controle mais automatizado, atualizaremos nossas recomendações.
Enquanto isso, conte conosco para apoiar em qualquer dúvida!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo