Atalhos para mensagens de resposta rápida

Modificado em Fri, 19 May 2023 na (o) 10:40 AM

Objetivo


Este artigo visa descrever a criação e utilização dos atalhos durante um atendimento na plataforma Ubots Desk.


Detalhes


A função é ideal para empresas que recebem muitas mensagens e precisam agilizar o atendimento aos clientes, então para facilitar a operação dos atendentes, é possível cadastrar uma série de atalhos para mensagens de uso recorrente e respostas rápidas.


Para isso, será necessário nomear o atalho e incluir a mensagem que será enviada através deste atalho.

Após salvar é possível notar que antes do nome do atalho sempre tem uma barra "/ ". Essa barra é como o sistema identifica que estamos buscando por um atalho no momento de digitar uma mensagem.


Como criar um atalho?


Acesse o menu Gerencial > Atalhos e siga os passos:

  1. Clique em "CRIAR NOVO ATALHO";
  2. No campo "Atalho" é onde vai definir nome;
  3. Em "Mensagem" é onde vai definir o conteúdo da mensagem;
  4. Então é só "SALVAR".



Cadastrar variáveis nos atalhos.


Com as variáveis é possível personalizar o conteúdo de suas mensagens de resposta rápida inserindo no meio do texto "campos editáveis" relacionados a conversa, como, por exemplo, o nome do cliente, nome do operador, dentre outras.


Para criar as variáveis de personalização é necessário seguir o padrão:

  • Estar entre [colchetes];
  • Letras minúsculas;
  • Não deve utilizar acentos;
  • Substituir os espaços por um traço baixo (travessão, underline);
  • Exemplo: [nome_atendente].


Atualmente temos 2 variáveis pré-cadastradas em que os campos são preenchidos automaticamente no momento do envio:


  • NOME DO CLIENTE > [nome_cliente];
  • DATA ATUAL > [data_atual]  > data atual do computador.


No conteúdo das mensagens dos atalhos é possível criar quantas variáveis achar necessário, desde que siga o padrão do sistema.


No exemplo abaixo, foi utilizado a variável pré-cadastrada [nome_cliente] e criado mais duas variáveis manualmente: [nome_atendente] e [data_de_entrega].



A única diferença é que o campo da variável pré-cadastrada no sistema, será preenchido automaticamente pelo sistema e as variáveis criadas manualmente deverão ser editadas no momento do envio, conforme o exemplo a seguir:



No momento do envio é possível notar que a variável [nome_cliente] foi preenchida automaticamente pelo sistema com o nome da cliente "Donatela".


Mas as variáveis [nome_atendente] e [data_de_entrega] devem ser editadas manualmente pelo operador no momento do envio da mensagem.


Após isso é só "ENVIAR".


Os atalhos são hierárquicos. 


Isso significa que os atalhos cadastrados em níveis de contas superiores serão copiados para as suas respectivas subcontas, porém o inverso não acontece. 


Então se um atalho é criado na ROOT, esse atalho é replicado para a Conta e Subconta, mas se criar um atalho na conta ou subconta, não vai subir a hierarquia e aparecer na root, sendo de uso exclusivo daquele nível de conta e suas subcontas, caso existam.


Para utilizar um atalho é bem simples.


Durante o atendimento, o operador digitará a "/" e o nome do atalho, ao escolher a opção desejada, poderá alterar qualquer informação que deseje no texto da mensagem.



O módulo "Gerencial > Atalhos" está disponível apenas para o perfil Administrador.


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