Objetivo:
Este artigo visa informar algumas razões possíveis pela qual ocorre a "Falha ao enviar mensagem" para o WhatsApp na tela de conversas.
Descrição:
Problemas no envio de mensagens podem ter diversas causas, então caso você se depare com a mensagem Falha ao enviar mensagem, é provável que o motivo esteja listado dentre as opções deste artigo.
A "falha ao enviar mensagem" ocorre por conta de algum evento emitido pela Meta/Facebook ao tentarmos encaminhar alguma mensagem aos cliente, porém algum evento ocorreu impedindo o envio da mensagem.
Principais razões pela qual poderá presenciar este cenário:
- Instabilidade na Meta/Facebook.
Pode ocorrer problemas no envio de mensagens quando o serviço do WhatsApp está passando por alguma instabilidade.
Quer acompanhar atualizações pelo site oficial da Meta? pode fazer isso acessando o Status da API do WhatsApp Business e Histórico.
- Instabilidade no Broker.
O Broker é uma empresa parceira que intermedia o envio das mensagens entre a Plataforma Ubots Desk e a Meta/Facebook.
Então caso ocorra alguma instabilidade no broker, acaba impactando no envio de mensagens pela nossa plataforma.
- WhatsApp inválido.
O número é considerado inválido para o whatsapp quando não tem conta ativa no aplicativo. Isso significa que a pessoa portadora do número atualmente, não cadastrou o número no aplicativo ou a conta que possuia foi apagada. Assim, não sendo possível a troca de mensagens com esse número pelo aplicativo.
Pode saber mais sobre este cenário lendo os artigos:
- Inconsistências nos templates.
As inconsistências devem ser investigadas caso a caso, mas temos alguns artigos relacionados que podem ajudar a entender mais sobre os templates.
- Modelo de template pausado ou restrito.
Isso pode ocorrer porque muitas mensagens foram bloqueadas ou sinalizadas como spam pelos clientes.
Você pode acessar a Central de Ajuda da Meta para empresas sobre dicas para conduzir conversas de alta qualidade e melhorar a classificação de qualidade no WhatsApp.
- Saúde do número estiver baixa e seu status estiver "Sinalizado" ou "Restrito".
Para acompanhar a saúde do número, é só encaminhar a sua requisição para o e-mail do suporte ou abrir um ticket por aqui.
Você também pode acessar a Central de Ajuda da Meta para empresas para saber mais sobre a classificação por qualidade do seu número de telefone do WhatsApp Business.
- Restrições sobre quantas mensagens podem ser enviadas deste número de telefone.
Isso também pode ocorrer porque muitas mensagens foram bloqueadas ou sinalizadas como spam pelos clientes.
- Envio da avaliação de atendimento.
Quando existe a avaliação de atendimento habilitada pode ocorrer o cenário em que o protocolo é encerrado após 24 horas da última interação do cliente e quando for acionada a avaliação para enviar a pesquisa de satisfação, o WhatsApp bloqueia o envio, pois a janela de 24 horas interação já foi encerrada.
Você pode saber mais sobre esse assunto acessando o artigo:
Então, a falha ao enviar mensagens pode ocorrer por diversas razões, sendo necessário a investigação caso a caso.
Você pode acompanhar relatos de usuários sobre problemas com Whatsapp no DownDetector e Meta Status, onde realizam a divulgação oficial de algum problema identificado.
Também pode acessar a Central de Ajuda da Meta para Empresas.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo