Falha ao enviar mensagem no WhatsApp

Modificado em Sex, 19 Mai, 2023 na (o) 11:15 AM

Objetivo:


Este artigo visa informar algumas razões possíveis pela qual ocorre a "Falha ao enviar mensagem" para o WhatsApp na tela de conversas.


Descrição:


Problemas no envio de mensagens podem ter diversas causas, então caso você se depare com a mensagem Falha ao enviar mensagem, é provável que o motivo esteja listado dentre as opções deste artigo.


A "falha ao enviar mensagem" ocorre por conta de algum evento emitido pela Meta/Facebook ao tentarmos encaminhar alguma mensagem aos cliente, porém algum evento ocorreu impedindo o envio da mensagem.



Principais razões pela qual poderá presenciar este cenário:


  • Instabilidade na Meta/Facebook.

Pode ocorrer problemas no envio de mensagens quando o serviço do WhatsApp está passando por alguma instabilidade.

Quer acompanhar atualizações pelo site oficial da Meta? pode fazer isso acessando o Status da API do WhatsApp Business e Histórico.


  • Instabilidade no Broker.

O Broker é uma empresa parceira que intermedia o envio das mensagens entre a Plataforma Ubots Desk e a Meta/Facebook.

Então caso ocorra alguma instabilidade no broker, acaba impactando no envio de mensagens pela nossa plataforma.


  • WhatsApp inválido.

O número é considerado inválido para o whatsapp quando não tem conta ativa no aplicativo. Isso significa que a pessoa portadora do número atualmente, não cadastrou o número no aplicativo ou a conta que possuia foi apagada. Assim, não sendo possível a troca de mensagens com esse número pelo aplicativo.


Pode saber mais sobre este cenário lendo os artigos:


  • Inconsistências nos templates.

As inconsistências devem ser investigadas caso a caso, mas temos alguns artigos relacionados que podem ajudar a entender mais sobre os templates.


  • Modelo de template pausado ou restrito. 

Isso pode ocorrer porque muitas mensagens foram bloqueadas ou sinalizadas como spam pelos clientes.


Você pode acessar a Central de Ajuda da Meta para empresas sobre dicas para conduzir conversas de alta qualidade e melhorar a classificação de qualidade no WhatsApp.


  • Saúde do número estiver baixa e seu status estiver "Sinalizado" ou "Restrito".

Para acompanhar a saúde do número, é só encaminhar a sua requisição para o e-mail do suporte ou abrir um ticket por aqui.


Você também pode acessar a Central de Ajuda da Meta para empresas para saber mais sobre a classificação por qualidade do seu número de telefone do WhatsApp Business.


  • Restrições sobre quantas mensagens podem ser enviadas deste número de telefone.

Isso também pode ocorrer porque muitas mensagens foram bloqueadas ou sinalizadas como spam pelos clientes.


  • Envio da avaliação de atendimento.

Quando existe a avaliação de atendimento habilitada pode ocorrer o cenário em que o protocolo é encerrado após 24 horas da última interação do cliente e quando for acionada a avaliação para enviar a pesquisa de satisfação, o WhatsApp bloqueia o envio, pois a janela de 24 horas interação já foi encerrada.


Você pode saber mais sobre esse assunto acessando o artigo:


Então, a falha ao enviar mensagens pode ocorrer por diversas razões, sendo necessário a investigação caso a caso.


Você pode acompanhar relatos de usuários sobre problemas com Whatsapp no DownDetector e Meta Status, onde realizam a divulgação oficial de algum problema identificado.
Também pode acessar a Central de Ajuda da Meta para Empresas.



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