Configurando horário especial para meio turno

Modificado em Fri, 19 May 2023 na (o) 09:50 AM

Objetivo:


O objetivo deste artigo é demonstrar como realizar a configuração de horário especial para expedientes de meio turno ou horários parciais do dia.


Descrição: 


Essa configuração tem a finalidade de informar aos clientes a indisponibilidade de atendimento em determinado horário ou turno do dia.


Como exemplo, vamos utilizar os dias de jogos da "Copa do Mundo", mas esta mesma configuração pode ser realizada para qualquer evento que precisar, sendo necessário apenas customizar conforme a necessidade.


  • Essa configuração está disponível apenas para o perfil Administrador!


Para poder realizar a configuração é necessário seguir os seguintes passos:


1º PASSO: 


Em Gerencial > Horários de Atendimento, você encontrará a opção "Horários especiais de funcionamento" então deve clicar no botão inferior à direita "ADICIONAR DATA".





Em "Edição de times", você deve marcar os times envolvidos nesta configuração e "SALVAR".



Após adicionar e salvar os times, vai aparecer uma nova opção de data para configurar:



Os seguintes campos devem ser ajustados:


  • Nome da data: é o nome utilizado para identificar esta data especial, como, por exemplo: Natal;
  • Data: é onde você seleciona a data que não haverá atendimento;
  • Tem expediente: sempre deve estar DESMARCADO;
  • Horário inicial: é a hora do dia que passa a valer esta configuração;
  • Horário final: é a hora do dia em que encerra esta configuração;
  • Times: são os times que estão envolvidos no período configurado.


Após concluir os ajustes, não esqueça de "SALVAR" novamente. Ok?


Abaixo segue o exemplo de um horário especial configurado para um dia de jogo da copa.



Neste caso, a configuração especial realizada, passa a valer a partir das 15:30 e vai até as 17:00. Então fora desta grade de configuração horária, o bot segue a configuração normal do atendimento que está configurada em "Horários normais de funcionamento".



2º PASSO: 


Em Chatbots > Habilidades, você deve criar uma nova habilidade para personalizar a mensagem. Neste exemplo, vamos nomear de: HORARIO_ESPECIAL_COPA.


Essa habilidade deve possuir apenas o componente de "textos" em suas ações para adicionar a mensagem.



A habilidade "HORARIO_ESPECIAL_COPA" é única para a configuração dos horários especiais para a copa e deve ser ajustada conforme a necessidade, podendo assim:


  • Cadastrar uma mensagem genérica para todos os jogos;
  • Customizar a mensagem a cada jogo, assim você deve ajustar o conteúdo da mensagem conforme a próxima data e hora de jogo. Como, por exemplo, a imagem acima.


Então, após concluir as alterações na habilidade "HORARIO_ESPECIAL_COPA", é só "SALVAR" e "PUBLICAR"!


3º PASSO:


Seguindo na mesma tela, em Chatbots > Habilidades, você deve localizar as habilidades que direcionam os atendimentos aos times. Essas habilidades possuem o componente de "Transferir atendimento".



Após localizar as habilidades você deve clicar no "lápis" para editar e depois localize este componente dentro da habilidade.


Para configurar o horário especial é necessário habilitar a "Transferência horários especiais" do componente "Transferir atendimento". 



Para habilitar a edição destes campos é necessário "desmarcar" a opção "Manter as mesmas operações dos horários normais".


Então para NÃO ocorrer distribuição dos atendimentos para os times durante o horário de jogo, Você deve ajustar:


  • "Operação dentro do horário", deve estar configuradas para "Chamar habilidade" e ao lado adicionar a habilidade "HORARIO_ESPECIAL_COPA";
  • "Operação fora do horário" deve estar configuradas para "Chamar habilidade" e ao lado adicionar a habilidade "FORA_HORARIO_ATENDIMENTO".


Conforme o exemplo a seguir:



Caso precise que os atendimentos sejam encaminhados para a fila do time durante os horários de jogo é só alterar de “Chamar habilidadeparaAbrir atendimento”, nestes mesmos campos.


Mas fazendo isso, não será mostrada a mensagem personalizada na habilidade: HORARIO_ESPECIAL_COPA.


  • Neste ponto a configuração já está completa, então é só "SALVAR" e "PUBLICAR".

Importante:


Essa configuração deve ser realizada em todas as habilidades, com o componente "Transferir atendimento", em que os times serão afetados por esta configuração.


Horário especial de atendimento foi configurado com sucesso!



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