Como iniciar uma conversa

Modificado em Thu, 16 Nov 2023 na (o) 11:34 AM

Objetivo:


Este artigo visa apresentar as diferentes maneiras de iniciar uma conversa através da plataforma Ubots Desk.



Descrição:


Quando se trata da abertura de atendimentos, existem duas abordagens principais: "Ativa" e "Reativa".

Na abordagem "Ativa", os operadores iniciam o atendimento de forma proativa, buscando estabelecer uma conversa com o cliente. Já na abordagem "Reativa", a conversa tem início quando o cliente entra em contato buscando atendimento.


A seguir, vamos entrar nos detalhes de como iniciar a conversa em ambas as abordagens.



  • Reativo:


Iniciar uma conversa de forma reativa envolve responder quando o cliente entra em contato buscando atendimento. 


Ao efetuar o login na plataforma, você se torna automaticamente disponível e, a partir desse momento, está pronto para receber novos atendimentos que chegam automaticamente à fila do time ao qual está vinculado.


As conversas recebidas estarão na fila "Meus atendimentos" e para Iniciar a conversa nestes casos é muito simples, é só você clicar no campo que está localizado na parte inferior da tela, escrever sua mensagem e enviar.

Após resolver o assunto, é só encerrar a conversa, conforme o exemplo a seguir.


>> Vídeo SEM Áudio <<



  • Ativo:

Iniciar uma conversa de forma ativa envolve tomar a iniciativa de se comunicar com o cliente.


O WhatsApp nos permite começar uma conversa com o cliente proativamente, mas para isso ser possível, é necessário o envio de uma mensagem pré-aprovada pela Meta, conhecidos também como "Templates".


Existem três maneiras de iniciar o atendimento proativamente, através da opção "Adicionar Contato", por meio do "Recontato" e também por "Envio em Lote".


  • Adicionar contato e recontato.


Na tela de conversas, ao lado do campo de busca, você encontrará o ícone para adicionar contato. Geralmente, essa opção é utilizada para iniciar uma conversa com um novo cliente ou sem histórico de conversa, mas também pode ser utilizada para recontato.


Você também pode localizar o cliente que deseja enviar uma mensagem no histórico, iniciar o atendimento e enviar um template de recontato.


A seguir, apresentamos um vídeo demonstrativo.


>> Vídeo SEM Áudio <<



Você também consegue iniciar conversas com diversos clientes ao mesmo tempo, utilizando o envio de templates em lote.

Da mesma maneira que o envio de modelos de recontato, o envio em lote representa uma abordagem proativa para interação através do WhatsApp.


Para saber mais detalhes sobre o tema, recomendo a leitura do artigo:


Envio de notificações em Lote



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Explore os artigos a seguir, descubra as funcionalidades e torne-se um especialista!


Módulo de conversas


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